
conhecida por lipodistrofia, a gordura localizada é uma grande vilã, principalmente para as mulheres.
Ela acontece por N fatores e é mais difícil de “abandonar” do que parece. Para entender melhor o que é, como é formada e que fazer para tratar o problema, acompanhe o nosso conteúdo!
O que é a gordura localizada?
A gordura localizada é o acúmulo do tecido adiposo em determinadas regiões do corpo.
Quando há excesso de gordura corporal e ação hormonal, ambos levam o acúmulo dessa gordura em algumas áreas.
Áreas comuns da gordura localizada
Normalmente, a gordura localizada é formada no quadril, flancos, costas, barriga e rosto, áreas que geralmente são mais difíceis de exercitar.
Em grande parte dos casos, quando a pessoa não tem o costume de realizar dietas fracionadas ou tem alterações hormonais, é constante o surgimento da gordura localizada.
Entenda um pouco sobre a gordura em cada uma das áreas:
Coxas
A gordura localizada nas coxas é aquela que é observada na região posterior e interna das pernas (próximo ao bumbum), onde também é comum o surgimento da celulite.
Barriga
Esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de eliminar, já que as atividades físicas para essa área são mais específicas, como abdominais, por exemplo.
Quadril e costas
Localizada nos flancos, essa gordura localizada está geralmente na parte lateral do tronco, abaixo das costelas.
Rosto
No rosto é acumulada nas bochechas e na “temida” papada, que é logo abaixo do queixo, formando o conhecido queixo duplo e aumentando consideravelmente o tamanho do rosto.
O que causa a gordura localizada?
Os fatores mais comuns que favorecem a gordura localizada são os maus hábitos alimentares, como não comer de 3 em 3 horas ou se alimentar de muita gordura e poucos nutrientes necessários. E o sedentarismo, que impede que a gordura seja queimada.
Mas é importante ressaltar que a predisposição genética e o tabagismo também podem favorecer o aumento do quadro.
Mitos e verdades
Por ser um tema extremamente comum, a gordura localizada é rodeada de mitos e verdades. Por isso, é fundamental diminuir possíveis dúvidas para evitar erros e confusões.
Gordura localizada é mais difícil de eliminar que as outras?
Depende do caso. A eliminação da gordura é feita de forma completa no corpo, mas é mais notada nas áreas que possuem menos quantidade de gordura, sendo mais difícil em determinados casos onde existe um acúmulo maior.
Termogênicos auxiliam na perda da gordura localizada?
Os alimentos termogênicos podem facilitar, mas não sozinhos. Esses alimentos devem ser consumidos sim, mas é importante manter uma alimentação saudável completa, atividades físicas e tratamentos auxiliares.
Gordura localizada “genética” nunca é eliminada?
É mito que esse processo é impossível. Ela pode demorar um pouco mais a ser eliminada, mas dieta balanceada, tratamentos e exercícios físicos podem resolver o caso.